sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Mail de Francisco Almeida Grandela


Um destes dias, para meu espanto, fui abrir a caixa de correio deste blogue e tinha uma mensagem de F. A. Grandela a solicitar a colaboração para resolver um caso na Foz do Arelho do seu interesse (e de todos nós) que se relaciona com a escola que inaugurou em 1910. A escola «Bernardino Machado» da qual anexo fotografia.
Primeiro que tudo fico rendido ao poder da Internet que pelos vistos já chega ao além, mas também fico satisfeito por este blogue ter sido escolhido como meio de comunicação por esta ilustre figura da Foz do Arelho.
Grandela parece-me estar indignadíssimo pelo facto da sua escola, apesar de restaurada, apresentar na fachada uma numeração desconhecida…
Passo a transcrever o respectivo mail :

“ Caro bloguer,
Dirijo-me a vós, que representa como ninguém, a meu ver, uma forma de dar a conhecer ao mundo a Foz do Arelho, para me ajudar a transmitir o meu profundo desagrado pela inscrição que se encontra na fachada da escola primária que inaugurei na Foz do Arelho.
Que data pretendem traduzir aqueles hieróglifos que lá estão? Trata-se de numeração romana? É que na minha época, 1910 escrevia-se assim: MCMX !!!
Que eu saiba os romanos não voltaram para modificar a sua numeração e entristece-me profundamente que as crianças da vossa época, apesar da escola já não funcionar como tal, possam deparar com tamanho erro didáctico.
Deixo apenas uma questão: Como pretendem ensinar as crianças do século XXI? F. A. Grandela

2 comentários:

BISMARQUES disse...

Eu sendo Caldense fico sempre satisfeito quando vejo fotos de lugares que tão bem conheço e gosto como é o caso da foz do arelho.

Abraço

BisMarques

Anónimo disse...

Tb ja tinha reparado ...:\ e a cor é rosa e nao amarelo!
Abraço*