sábado, janeiro 05, 2008

Caçar na Foz do Arelho...


É com algum desagrado que escrevo sobre a pesca na Foz do Arelho nomeadamente na “Aberta”.
A pesca desportiva deveria incondicionalmente servir para relaxar e divertir mas em alguns locais do planeta, como é o caso da Foz, serve para competir ao mais alto nível e para enchermos os ouvidos de poluição.
Como é que é possível que se juntem, por vezes, 50 pescadores na zona da aberta a competirem pelo maior robalo com a balança ao lado para fazer contas??!! Brigarem uns com os outros e obrigarem quem apareça para pescar a sujeitar-se a normas por eles inventadas para praticarem uma modalidade que de desportivo não tem nada (Quem pesca na Foz do Arelho sabe ao que me refiro)?
Como se não bastasse a competição entre pescadores, ainda temos por vezes a visita dos “senhores” das motas de água que por conduzirem “embarcações” podem “navegar” em qualquer parte da lagoa e nomeadamente na “aberta” em acrobacias para uma plateia de aficionados que ordenadamente se dispõe ao longo da mesma.
Que falta de lógica se vive neste pais que pretende ser evoluído com leis que não preservam o bem-estar? Será que a lagoa de Óbidos é assim tão pequena que as motas de água precisem de navegar numa zona onde só incomodam?
No verão passado assisti a um episódio no mínimo ridículo: Fui fazer praia para o lado sul da aberta e estava a apreciar dois desportistas de Kitesurf, aquela modalidade que não incomoda ninguém pois não fazem barulho e nunca ouvi falar de nenhum acidente em que um banhista tivesse perdido a vida por ser atropelado por uma espécie de prancha de surf, quando vejo aproximar-se uma embarcação da policia marítima que apenas se limitou a proibir a prática da modalidade em frente á zona da aberta (dentro da lagoa) e a aconselhar a prática da mesma lá para os lados da escola de vela.
Ridículo !!!
Então porquê que as motas de água não têm também uma zona especifica para a prática de desportos náuticos motorizados ?
Porquê que os pescadores desportivos não respeitam o espaço que é de todos e limitam-se apenas a pescar por desporto ?
A imagem acima descreve apenas que não é a cana de pesca que me apetece levar da próxima vez que for á Foz …e também não seria para caçar galeirões como acontecia no final do século XIX.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Miguel!

Parabéns pelo blog!

Menino, de pesca não percebo nada... mas "estou contigo e não abro". Essa de competir em tudo até nas coisas em q devíamos relaxar, tb me põe doida. Já no ténis me apetecia, por vezes, levar outra coisa q não a raquete eh eh. No entanto não pude deixar de me rir a imaginar o pessoal à estalada com um robalo em cada mão ah ah ah

Vcs têm é de me explicar como arranjam tempo para tudo, caramba... até blog! Que máquinas!!!

Beijinhos da Figueira!

Maria Teresa

Anónimo disse...

Boas sou das Caldas da Rainha e pesco as vezes pelo desporto de poder relaxar, e uma coisa posso lhe garantir não me imagino a pescar na aberta acho patetico, abraço gostei muito ler o seu ponto de vista q tmb e o meu abraço