sábado, janeiro 13, 2007

Um pouco de História...



A Foz do Arelho era uma simples povoação da freguesia da Serra do Bouro, e foi elevada à categoria de freguesia a 5 de Julho de 1919.
Desde sempre, a Foz do Arelho foi uma estância de férias, escolhida por famílias de elite, destacando-se a actividade que o industrial Francisco Almeida Grandela desenvolveu em prol da freguesia.
No livro Terra de Águas, editado em 1993 pela Câmara Municipal, refere-se que nos anos 80 do século XIX "Caldas da Rainha começava a viver os seus anos de glória; a obra do Visconde e, mais tarde, a do industrial Grandela (cujo "Chalet" se pode observar na imagem), ali na vizinha foz, serviria, então, de modelo a um certo exotismo arquitectónico, fantasista (...)". Não foi por acaso que nas ligações da cidade ao interior do concelho, a Foz do Arelho tinha o único itinerário considerado moderno há mais de 100 anos. Se há freguesias onde é o passado que continua presente, em relação à Foz do Arelho é o presente que chama a atenção da população: os problemas de assoreamento e poluição da Lagoa de Óbidos, longe de serem resolvidos pelos responsáveis autárquicos e governamentais, suscitam enormes dúvidas aos moradores. Todos os anos diversas personalidades ligadas às mais diversas entidades, reformulam promessas que visam a salvação de um imenso património ambiental. O próprio emprego e a qualidade de vida dos fozenses tem vindo a ser posto em causa. A pequena localidade e os seus lugares continuam demasiado dependentes da lagoa e não têm sido criadas alternativas para o futuro da freguesia.
Resta a esperança de que o turismo venha a ser a tábua de salvação. E para isso contamos com a vossa contribuição. Venham conhecer a Foz e prometo que vão sentir que valeu a pena terem vindo a este mundo.

2 comentários:

Unknown disse...

Estou comovida encontrei este Blog nem sei como :) a minha praia terra onde o meu bisavô materno trouxe de la a minha Bizavó .Ele foi para la como Empreiteiro ou MESTRE DE OBRAS do castelo quando se vai ou sobe para o Mar lol ou desce ... A praia ou melhor a terra onde fui cocebida lol contam os meus pais e a qual la fui todos os anos passar as minhas ferias com a familia :)Tinha apenas 3 meses ...e foi ate AGORA
Beijinhos e k Blog Giro a Minha Praia tem um BLOG :) Yupiiiiii
Parabens

Zé Miguel disse...

Pessoal, temos uma fã. Parece-me que se pode considerar certo?
Espero que voltes e estamos abertos a ideias para posts.